O marketing de influência tem vindo a ganhar destaque nas estratégias das marcas. As empresas começam a perceber a importância do uso do marketing para transformar novos consumidores em defensores das suas marcas, usando influenciadores para atingirem esses objectivo.

Dessa forma, identifiquei três tendências para o próximo ano para a industria do marketing de influencia:

A importância dos micro influenciadores

Os micro influenciadores digitais são pessoas aparentemente comuns que têm uma boa reputação num nicho específico. Possuem em média, entre cinco a dez mil seguidores nas redes sociais e geram normalmente mais identificações e, consequentemente, mais atenção e engagement.

Normalmente partilham e criam conteúdos que gostam e de uma forma natural e atraem pessoas com os mesmos interesses. A maioria torna-se especialista numa determinada temática muito especifica, atraído dessa forma as marcas do mesmo segmento de mercado

A tendência da utilização dos micro influenciadores digitais é cada vez mais forte nas estratégias de de influência das empresas, tonando-se quase obrigatória devido aos resultados gerados. Os micro influenciadores digitais vão ser uns dos grandes impulsionadores das marcas do futuro.

Conteúdos autênticos dos influenciadores

O influenciadores digitais, são, acima de tudo, criadores de conteúdo, que devem ser reais e autênticos, conseguindo dessa forma gerar mais entusiasmo e um maior envolvimento do seu público.

A autenticidade é um dos factores mais importantes para o sucesso de uma campanhas de marketing de influência, onde a mensagem deve ser passada de uma forma natural e criativa, através de conteúdos orgânicos e de qualidade, direcionados para o público alvo da marca.

Os influenciadores devem optar por conteúdos originais, de forma a exporem o seu ponto de vista sobre um determinado assunto, conseguindo atrair mais atenção e gerar mais sucesso, não devem criar conteúdos publicitários em excesso, para possibilitar uma comunicação mais natural e transparente.

Influenciadores a longo prazo

As empresas estão a transformar os influenciadores em embaixadores das suas marcas, criando parcerias a longo prazo, focadas num relacionamento mas flexível para o desenvolvendo de ideias criativas, tornando os resultados mais consistentes e duradouros, é das tendências com maior crescimento actualmente.

Estas são as três tendências que na minha opinião vão fazer a diferença no mundo do do marketing de influência em 2021. Tenho a convicção o marketing de influência vai atingir valores recordes de investimento no próximo ano, visto que já ultrapassou os canais tradicionais em eficácia.